A quantidade de bolo existente é tamanha que por vezes nos perdemos entre tantas opções. Distinguí-los nem sempre é uma tarefa fácil. Pensando nisso, fizemos uma pequena lista com alguns dos bolos mais conhecidos, nas diferentes regiões do planeta. Confira abaixo nossa seleção:
BABA- bolo francês feito com farinha, fermento de pão, leite, açúcar, ovos e passas. Depois de assado e frio é banhado com rum ou kirsh (aguardente de cereja), misturado previamente com calda de açúcar e água. Também é chamado de Friboury.
BAKLAMA- bolo egípcio, de amêndoas. Receita que perdura desde a antiguidade até os dias de hoje.
BROWNIES- bolo típico americano, de chocolate, feito com farinha, ovos e nozes picadas. Assado em assadeira retangular e depois cortado em quadrados.
GATEAU- nome frânces do bolo, na maioria das vezes gelado e com várias camadas de creme.
GRUDE- brasileiro, bolo de goma feito de açúcar e leite de coco, assado em folha de bananeira ou em tabuleiro. O nome do bolo deve-se à sua consistência depois de assado.
JALOUSIES- nome francês para pequenos bolos de massa crocante e quebradiça.
KULICH- bolo de confeitaria russa preparado principalmente para o jantar de Páscoa, seguindo a tradição do país. Semelhante ao panetone, o Kulich é coberto com glacê e enfeitado com rosas artificiais.
KUGLEHUPF- bolo à base de fermento, feito com farinha de trigo, açúcar, passas, amêndoas, manteiga e sal. Especialidade da Alsácia.
MAÇAPÃO- bolo preparado com ovos, farinha de trigo e amêndoas, de origem italiana e atualmente muito popular em Nápoles.
MANAUÊ- bolo de fubá, milho e ovos, de origem africana. Também chamado Manuê.
MUFFIN- antigo bolinho inglês, utilizado para acompanhar o chá, foi esquecido por algum tempo. Hoje é muito usado confeitado.
QUATRE-QUARTS- bolo francês caseiro, feito com igual quantidade em peso de farinha de trigo, açúcar, manteiga e ovos, vindo daí seu nome. Costuma ser aromatizado com limão, laranja ou licor.
ROLO- típico de Pernambuco, espécie de rocambole, cuja massa é dividida e assada em várias assadeiras. Obtem-se, assim, massas finíssimas que são cobertas com geléia e enrolada sucessivamente uma sobre a outra. Rolo também é um bolo português feito com ovos e farinha de trigo, coberto com geleia ou doce cremoso, enrolado e decorado com glacê.
SACHER-TORTE- famoso bolo austríaco com chocolate, rum ou vinho tipo madeira. Depois de pronto é recheado com geleia de abricó, coberto com glacê de chocolate e servido com creme de leite fresco. É muito popular em todos os países de língua alemã.
SALAMBÔ- pequeno bolo de origem francesa feito de massa de sonho, recheado com creme de chantily e aromatizado com kirsch. Pode ser servido gelado ou com calda quente de caramelo.
SAVARIN- tipo de bolo assado em uma forma especial, com furo central. Esse furo pode ser recheado com creme chantily ou cerejas em calda ou ainda purê de frutas, misturado com rum.
VASILOPITA- é o bolo preparado especialmente para festas de entrada de ano na Grécia.Trata-se de um bolo grande e a receita varia de família e de região. Muitos deles levam amêndoas, brandy e casca de laranja.
YOKAN- bolo japonês, preparado com feijão vermelho.
E não se esqueça! Bolos caprichados e feito especialmente para você, só na Bolo Art!
Via iranifelix
Via iranifelix
Nenhum comentário:
Postar um comentário