terça-feira, 16 de agosto de 2011

Os irresistíveis!

Redondos, decorados ou de colher, os brigadeiros são perfeitos para qualquer hora e ocasião! Para uma festa de aniversário, o formato tradicional faz o maior sucesso entre a criançada - e entre os adultos também! Já para um casamento, ele fica um mimo decorado. E para aqueles que estão em casa, nada como os de colher!

Mas nem sempre foi uma tarefa fácil fazer receitas de doces. E foi devido a esta dificuldade que inventaram o famoso brigadeiro! Ele foi criado no Brasil depois da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Nesta época era muito difícil conseguir leite fresco e açúcar. Foi então que descobriram que a mistura de leite condensado e chocolate resultava em um docinho muito gostoso!

Porém, ainda faltava dar um nome para a nova delícia. Na mesma época, aconteciam as eleições para presidente do Brasil, e um dos candidatos era o Brigadeiro Eduardo Gomes. Na campanha, ele utilizava uma propaganda engraçada, que ficou na boca do povo: 'Vote no Brigadeiro que é bonito e é solteiro'. Suas eleitoras batizaram o doce em homenagem ao candidato. As mulheres que trabalhavam na campanha, ao invés do 'santinho' tradicional, distribuíam brigadeiros para ganhar votos.

Com o tempo, o doce foi ficando cada vez melhor. Para enfeitá-lo e deixá-lo mais saboroso, foi inventado o chocolate granulado. Depois, outras receitas foram criadas a partir da original.




Com informações de manequim/culinária

Nenhum comentário:

Postar um comentário