sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Arte no chocolate

O chocolate está na moda e na mídia. O Brasil tem hoje um dos maiores potenciais de consumo do mundo e diversas matérias sobre o assunto têm sido publicadas em jornais e revistas. Não é para menos que a maior feira de chocolate, o Salon du Chocolat, será realizada em Salvador, em 2012.

Para acompanhar as últimas tendências neste assunto, o post desta sexta-feira é sobre a arte no chocolate! Em primeiro lugar é preciso entender que existem várias maneiras de se decorar com esta delícia. Hoje, vamos falar de uma delas: o decalque.

Os decalques são desenhos coloridos que se confundem, vez ou outra, com embalagens. Mas são perfeitamente comestíveis. “É uma possibilidade bem moderna e prática, porque o design do decalque já vem pronto”, afirma Andréa Mara Righetto, da Bolo Art.

Para que sejam aplicados ao chocolate, são impressos em uma folha de acetato (uma película finíssima) com corante e manteiga de cacau, ingrediente que compõe o próprio bombom. Não há nenhuma interferência no sabor, no aroma ou na textura do produto. “Temos aqui na loja, alguns doces feitos com decalques. São lindos e muito saborosos!”, aponta Andréa.

Em contato com o chocolate temperado (apelidado assim quando é submetido a uma queda de temperatura para que fique estável e não derreta muito rapidamente), ocorre uma transferência do desenho gravado no acetato para o bombom. “A precisão de temperatura é muito importante neste processo”, enfatiza a proprietária da loja.

Essa etapa pode ser feita de maneira artesanal - um por um - ou por meio de uma forma de fundo falso, presa por um ímã, no qual o acetato se fixa. 

Confira alguns desenhos da Bolo Art:







Com informações da Folha S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário