Um dos maiores clássicos do Natal, o panetone é um pão doce, recheado de frutas secas, como uvas passas e frutas cristalizadas, e tem fragrância de baunilha. Sua consistência macia é resultado de um processo de fermentação natural. No post de hoje, você conhece a origem desta delícia que agrada a tantos paladares!
A história do panetone é um mistério. Existem várias lendas, com uma descrição em comum: o panetone tem origem em Milão, na Itália.
Segundo uma das lendas, esta delícia foi criado por um padeiro chamado Toni, que trabalhava na padaria Della Grazia, em Milão, na época de Ludovico, o Mouro (1452 – 1508). O jovem padeiro, apaixonado pela filha do patrão, teria inventado o pão doce para impressionar o pai de sua amada. Os fregueses passaram a pedir o “Pani de Toni”, que evoluiu para o “panattón” (vocábulo milanês), e depois para “panettone” (italiano).
Mas, de acordo com outra lenda, o panetone foi inventado na corte de Ludovico, o Mouro, na véspera do Natal, entre os anos de 1494-1500. Conta a história que o Natal era uma enorme festa celebrada com grandes banquetes. Em um dos Natais, a sobremesa que havia sido feita queimou ao ser assada. Um dos empregados da cozinha, chamado Antonio, preparou uma massa com sobras de ingredientes, que pretendia levar para sua casa. Sem outra opção, ofereceu sua massa para servir como sobremesa para a corte. De acordo com a lenda, o doce foi tão apreciado que Ludovico perguntou qual o nome da iguaria. O jovem Antonio disse que não tinha nome. Ludovico resolveu chamá-la de “Pani de Toni”, dando origem ao nome.
Outra lenda diz que o panetone foi inventado no século III d. C. A princípio, segundo essa versão, teria a forma de um grande pão.
Hoje, é possível encontrar o pão com variados recheios: chocolate, frutas, doce de leite... São tantas as opções que é até difícil escolher! Na Bolo Art, deliciosos e recheados panetones podem ser encontrados, para deixar o seu Natal repleto de doçura!
Por Amitiés - Gestão e Informação com informações de infoescola.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário