Roupa vermelha do papai Noel, árvore de Natal, neve, meia na lareira... As tradições natalinas no Brasil seguem diversos costumes do exterior. Não só quando se fala em artigos e enfeites, mas em doces e sobremesas que também recebem forte influência estrangeira.
Muitos são os sabores de fora já implantados no paladar do brasileiro, como é o caso da avelã, do chocolate, amêndoa e noz. O que se tem no Brasil, em questão de doces natalinos, é uma grande mesclagem de especiarias vindas do exterior adaptadas ao gosto do brasileiro. “Embora as nozes sejam europeias, o camafeu, por exemplo, é um doce típico daqui e super solicitado no Natal”, aponta uma das proprietárias da Bolo Art, Andréa Righetto. “Apesar das nozes virem de fora, as pessoas já as incorporam aqui no Brasil”, completa.
Um dos bolos mais vendidos pela Bolo Art para o Natal é o de nozes com baba de moça. Feita com gemas de ovos, leite de coco e açúcar, a baba de moça é um doce típico da culinária do Brasil. “É uma herança portuguesa, da época de colonização, mas que possui um gosto super brasileiro”, explica Andréa.
O mousse de abacaxi com cocada é outra sobremesa típica daqui. “Nós temos uma série de doces brasileiros que são decorados com as referências de fora, como a utilização das cores vermelho e dourado e também de outros artigos que remetem ao Natal que conhecemos”, esclarece a sócia da Bolo Art, Janaina Righetto.
A Bolo Art procura oferecer sobremesas leves e geladas para o Natal devido ao clima brasileiro. “Não faz sentido preparar pratos pesados com as altas temperaturas que enfrentamos no Brasil nesta época do ano”, explica Andréa. “O único doce pesado mesmo é o panetone, em que sua própria massa é bem densa. Mas o seu sabor único conquistou o brasileiro”, finaliza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário